Seja você “macaco velho” ou iniciante no processo de economia doméstica, é sempre bom ter em mente uma listinha básica de ferramentas que ajudam no dia-a-dia de quem quer gastar menos. Resolvemos então começar assim, para ajudar a colocar ou a manter a mente atualizada.

Todos os temas da lista serão abordados e aprofundados em posts próprios aqui no blog, então não se preocupem que nós vamos explicar bem direitinho as melhores formas de utilizar essas dicas.

Pela nossa experiência pessoal, juntando todos os tópicos dessa listinha e até combinando-os, conseguimos fazer uma GRANDE diferença no valor do nosso custo de vida em Toronto.

Lembrando sempre que todas as informações postadas aqui são baseadas nas nossas EXPERIÊNCIAS E ESCOLHAS PESSOAIS, estamos apenas repassando algo que vem funcionando para nós.

  1. Consulte semanalmente os flyers dos supermercados;
  2. Sempre que encontrar um cupom em algum supermercado, pegue alguns e deixe guardado em casa. Um dia você pode precisar dele;
  3. Consulte e utilize aplicativos de cashback confiáveis;
  4. A depender do que você precisa comprar, pesquise antes por usados em sites como “Kijiji” ou “Craigslist”. (*não indicamos para estofados, colchões e produtos de cama, mesa e banho, entre outros, por causa dos “bedbugs”);
  5. Se encontrar um preço muito bom de algum produto que você sabe que vai utilizar e não é perecível, faça estoque. É comum ter variação de preços semanalmente e em diferentes locais (um exemplo simples foi o de quando compramos sabão de lavar roupas, de determinada marca, por $1.50, e geralmente o valor dele fica entre $4.00 e $5.00).
  6. Não tenha vergonha de pegar móveis descartados perto do lixo. Aqui é comum as pessoas simplesmente colocarem do lado de fora da casa, perto do lixo, móveis usados quando adquirem novos. *Ressalva de ter bastante cuidado com “bedbugs”.
  7. Procure por brechós como o Salvation Army ou o Value Village.
  8. Sigam nas redes sociais perfis de “couponers” canadenses. Existem vários perfis criados só para compartilhar achados gratuitos <ou quase isso> com o uso de cupons e/ou aplicativos de cashback.
  9. Faça parte dos programas de fidelidades de grandes lojas, como por exemplo o “Optimum Card”, da Shoppers Drug Mart ou o “PC Plus”, que acumula nos supermercados No Frills, Real Canadian Superstore e Loblaws.

Bom galera, por enquanto é isso que temos em mente. Estamos abertos a sugestões e correções, ok? Sintam-se livres para nos ajudar a construir um conteúdo bem legal para a comunidade de língua portuguesa no Canadá.

Bjinhos,

Gabi.